Seja bem vindo ao nosso Site - Deus seja louvado!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Censo 2010 do IBGE - Sou católico, apostólico, romano

 O Censo 2010 do IBGE está nas ruas. Saiba como responder ao ser perguntado sobre a nossa religião.

O Censo 2010 está nas ruas. A qualquer momento vamos receber a visita do recenseador e quando o agente do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) bater em nossa porta e nos perguntar sobre nossa religião é preciso que respondamos com todas as letras “Sou católico, apostólico, romano. Fiquemos atentos!

No Censo 2010, aparecem várias Igrejas ou Religiões “Católicas”, o que pode confundir os entrevistados. (vide relação abaixo)

Católica Apostólica Brasileira
Católica Apostólica Carismática
Católica Apostólica Cristã
Católica Apostólica Ortodoxa
Católica Apostólica Romana
Católica Armênia
Católica Bizântino
Católica Brasileira
Católica Carismática do Brasil
Católica do Brasil
Católica Maronita
Católica Melquita
Católica Não Apostólica
Católica Novo Mandamento
Católica Ortodoxica Armênica
Católica Ortodoxica Grega
Católica Ortodoxica Russa
Católica Pentecostal
Católica Renovação Carismática
Católica Renovada
Católica Síria
Católica Tradicionalista
Católica Ucraniana
Catolicismo Apostólico Romano
Católico Congregação Mariano
Católico Congregado Mariano
Católico Conservador

Por isso, neste tempo em que o Brasil faz o censo de sua população, sejamos bem claros ao responder sobre nossa religião: “Sou católico, apostólico, romano”.

Sou católico, apostólico, romano

“Nossa Igreja é “católica” isto é, universal. Este é o sentido da palavra católica: universal. Está presente em todo o mundo. Ela anuncia a salvação da humanidade realizada por Jesus Cristo a toda a humanidade.

Nossa Igreja é “apostólica”. Nossa amada Igreja nasceu da pregação dos apóstolos. No dia de Pentecostes, Pedro, iluminado pelo Espírito Santo, fez o primeiro anúncio de Jesus Cristo, em Jerusalém. E, após Pentecostes, os apóstolos correram mundo proclamando que Deus amou o mundo em seu Filho morto e ressuscitado.

E por fim, nossa Igreja é “romana”. Sim, porque Jesus nasceu quando os “césares” romanos dominavam o mundo, quando Roma era a capital do mundo”.


Fonte: Retirado do Artigo: “Sou católico, apostólico, romano” - de autoria do Padre Cido Pereira, da Arquidiocese de São Paulo com adaptação do boletim noticias da diocese de Jundiaí. Retransmitido pela CNBB Sul1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário